As cerimônias do OKR (Objectives and Key Results) são momentos-chave no processo de implementação e acompanhamento. Elas desempenham um papel fundamental na definição, monitoramento e avaliação dos resultados alcançados. Podemos definir como três principais cerimônias do OKR: a cerimônia de abertura de ciclo, o monitoramento dos resultados e o fechamento de ciclo.
A Abertura de ciclo do OKR
Nessa ocasião, a equipe se reúne para definir os objetivos e os principais resultados-chave para o próximo ciclo. Durante esse processo, é importante que todos os membros da equipe estejam envolvidos, incluindo líderes, gestores e colaboradores.
O objetivo principal é alinhar as metas e as expectativas de todos os envolvidos, garantindo uma compreensão clara dos objetivos a serem alcançados e dos resultados esperados.
Quais atividades podem ser realizadas e com fazer?
Não há uma receita, exatamente. Mas listei aqui, um passo-a-passo que pode te ajudar a começar.
- Abertura oficial do planejamento trimestral: Reforço das comunicações com as equipes, sobre os prazos e as etapas do planejamento do trimestre.
- Definição de objetivos e resultados chave: A equipe define os objetivos que deseja alcançar durante o próximo ciclo. Esses objetivos devem ser significativos, orientados à ação motivadores e claros e principalmente, devem estar conectados ao OKR estratégico da organização. Para cada objetivo, são definidos os resultados-chave que indicam o progresso e o sucesso. Esses resultados devem ser específicos, mensuráveis e relevantes para o objetivo em questão.
- Alinhamento e validação dos objetivos que foram definidos com a diretoria ou CEO, dependendo da estrutura da organização e dos níveis de desdobramento. O ideal é que exista uma agenda entre líderes e CEO, para esse alinhamento.
- Alinhamento das responsabilidades, ações e dependências ou contribuições. Alinhamento de tudo aquilo que já sabemos que vamos precisar e que, se faltar, pode comprometer o nosso planejamento. Nesse momento é importante estruturar um plano de ação e compartilhar com as pessoas envolvidas nos objetivos e resultados chave.
- E enfim, a realização da Cerimônia de Abertura do Ciclo.
Nela, cada equipe apresenta a versão final dos OKRS. O ideal é que essa cerimônia seja aberta a todos na organização, já que o OKR é uma metodologia que preza pela transparência.
Ela deve ser feita no início de cada período, trimestralmente e o ideal é que ocorra na primeira semana do ciclo.
Para a abertura do 3. trimestre de 2023 (Julho a Setembro), por exemplo, o ideal é que ela aconteça na primeira semana de Julho. Assim, já se iniciam as cerimônias de monitoramento dos resultados.
Lembre-se de que o OKR é uma metodologia dinâmica, e que é importante revisar e adaptar as metas ao longo do ciclo, e até mesmo a estrutura da sua cerimônia, sempre com foco no resultado e na melhoria contínua. Com uma abertura bem-feita, você já começa no caminho certo para alcançar os objetivos definidos.