O que são KRs quando se fala em OKR e como defini-los de forma pratica.

Muita confusão ainda é feita entre o que é objetivo e o que é KRs, ou Key Results, ou Resultados-chave.

Enquanto os Objetivos são o nosso grande sonho e onde queremos chegar, os KRs mostram como vamos chegar lá. O objetivo é a direção, ele não nos limita e por isso o objetivo não deve ter um número. Eles precisam ser relevantes, inspiradores e orientados à ação.

Já os KRs são os indicadores específicos e mensuráveis ​​que ajudam a medir o progresso na direção de seus objetivos. São eles que nos respondem se estamos indo mesmo em direção ao nosso objetivo. Eles precisam ser ousados, porém, fáceis de medir.

Exemplo:

Objetivo: Ser referência em tecnologia para gestão financeira

🔑 Resultado-chave 1: Faturar 100 milhões no ano

🔑 Resultado-chave 2: Aumentar a base de clientes de 1200 para 1500

🔑 Resultado-chave 3: Atingir nota 75 no NPS

Como definir KRs de forma eficaz:

Seja claro e específico: os KRs devem ser claros e específicos, deixando pouca margem para interpretações. Isso ajuda a evitar confusões e mantém a equipe focada.

O KR precisa ser Mensurável: Os KRs devem ser mensuráveis ​​para que você possa medir o progresso. Utilize números, percentagens ou métricas tangíveis.

Seja ousado na medida certa: Certifique-se de que seus KRs são difíceis, porém alcançáveis. Definir sempre metas inatingíveis pode gerar frustração na equipe e levar ao abandono.

O KR deve ser relevante: Os KRs devem estar alinhados com seus objetivos maiores. Cada KR deve contribuir significativamente para o objetivo principal.

Mantenha-os Simples: KRs complicados podem ser difíceis de entender e acompanhar. Os KRs precisam ser fáceis de medir, simples e diretos.

Durante a medição dos resultados:

Revisão e Ajuste: Periodicamente, revise seus KRs e faça ajustes conforme necessário. À medida que as situações mudam, seus KRs também podem precisar ser adaptados.

Cris Carmo
Cris Carmo
Artigos: 27

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *