OKR: Como desdobrar e exemplos para inspirar os times!

Trabalhando diariamente com a metodologia OKR, notamos que existe muita dúvida em como planejar e desdobrar os objetivos. E a dor é ainda maior, quando chega o momento de ajudar os times a definirem os seus.

Por isso, vamos trazer alguns pontos e exemplos que podem ajudar.

O modelo de desdobramento

Em um modelo ideal, primeiro definimos o OKR Estratégico (OKR da empresa). 

O OKR estratégico deve ser anual, e nele são estabelecidos os resultados mais importantes para o negócio, sempre lembrando do foco e priorização que a metodologia pede.

Definido o objetivo estratégico, deve existir um alinhamento estratégico: apresentar o que foi definido aos os times  para que estes possam contribuir na construção dos seus OKRs. 

Como boa prática, os objetivos dos times devem ser trimestrais, ou seja, teremos planejamento de OKR das equipes,  trimestralmente. A figura abaixo ajuda entender melhor essa construção: 

Porém, nota-se que na maioria das vezes, a aplicação da metodologia nas empresas, surge de forma independente e proativa por parte das equipes e depois vai se estendendo até toda a estrutura da organização. 

E seja desdobrando diretamente da estratégia, ou sendo aplicada dentro de uma única equipe, muitas vezes é difícil visualizar como deve ser essa construção de objetivo+ resultado chave.

Por esse motivo, reunimos alguns exemplos a seguir, que irão ajudar.

Exemplos de OKR para o Marketing

🎯 Objetivo: Gerar os leads mais incríveis do mundo

🔑 Resultado-chave 1: Aumentar o tráfego do site para 25.000 acessos.

🔑 Resultado-chave 2: Capturar 1.000 prospects para base através de landing pages e blog.

🔑 Resultado-chave 3: Gerar 500 MQLs através do site.

🎯 Objetivo: Lotar o funil de vendas

🔑 Resultado-chave 1: Gerar 3 mil leads qualificados

🔑 Resultado-chave 2: Capturar 1.500 prospects para base através de landing pages 

🔑 Resultado-chave 3: Gerar 500 MQLs através do site

🎯 Objetivo: Arrasar no posicionamento da Marca!

🔑 Resultado-chave 1: Aumentar de 20.000 para 35.000 o número de visitas ao site

🔑 Resultado-chave 1: Vender 1000 ingressos dos eventos no trimestre

🔑 Resultado-chave 3: Bater o número de 15 mil seguidores no instagram

🎯 Objetivo: Gerar muitas oportunidades para Conquistar o mercado

🔑 Resultado-chave 1: Gerar 1.000 MQLs através do site.

🔑 Resultado-chave 1: Abrir 30% mais oportunidades do que no ciclo anterior;

🔑 Resultado-chave 3: Garantir que 100% das propostas sejam personalizadas de acordo com a necessidade do cliente.

Exemplos de OKR para o time de Produto/ Desenvolvimento

🎯 Objetivo: Ter um produto que os usuários sejam viciados

🔑 Resultado-chave 1: Ter ao menos 5 clientes usando a nova funcionalidade.

🔑 Resultado-chave 2: Melhorar o desempenho da página Y em 20%.

🔑 Resultado-chave 3: Aumentar a utilização mensal de 45% para 70%.

🎯 Objetivo: Ter um produto incrível e apaixonante

🔑 Resultado-chave 1: Ter 90% dos bugs resolvidos dentro do SLA

🔑 Resultado-chave 2: Melhorar o desempenho da página Y em 20%.

🔑 Resultado-chave 3: Entregar as 3 melhorias mais solicitadas pelos clientes e já validadas.

🎯 Objetivo: Turbinar as melhorias e ser sinônimo de inovação

🔑 Resultado-chave 1: Lançar pelo menos 3 novos produto ao fim do ciclo

🔑 Resultado-chave 2: Implementar as  3 melhorias já definidas no módulo X.

🔑 Resultado-chave 3: Ter 100 participantes no evento XYZ promovido pela empresa

🎯 Objetivo: Superar as expectativas dos clientes e ser sinônimo de eficiência

🔑 Resultado-chave 1: Automatizar 70% dos testes

🔑 Resultado-chave 2: Melhorar o desempenho da página Y em 20%.

🔑 Resultado-chave 3:  Ter 80% dos requests retornando em menos de X milisegundos 

Exemplos de OKR para o  time de Sucesso do Cliente ou Atendimento

🎯 Objetivo: Fazer os clientes nos amarem

🔑 Resultado-chave 1: Atingir taxa de 80% na cobertura da carteira.

🔑 Resultado-chave 2: Reduzir tempo de ativação de 30 dias para 15 dias.

🔑 Resultado-chave 3: Alcançar um NPS acima de 70.

🎯 Objetivo: Deixar nossos clientes encantados

🔑 Resultado-chave 1: Aumentar o engajamento dos clientes de 60% para 80%

🔑 Resultado-chave 2: Ter 100% dos clientes utilizando pelo menos 2 módulos chave

🔑 Resultado-chave 3: Gerar 150 leads vindos de ações de comarketing

🎯 Objetivo: Encantar nossos clientes internos e externos

🔑 Resultado-chave 1: Implantar 10 melhorias levantadas através de fóruns com os clientes

🔑 Resultado-chave 2: Reduzir o churn para 2%

🔑 Resultado-chave 3: Reduzir o tempo de onboarding do cliente de 45  para 30 dias

🎯 Objetivo: Ter clientes apaixonados pelos nossos produtos

🔑 Resultado-chave 1: Alcançar média 80 no NPS

🔑 Resultado-chave 2: Reduzir o churn em 25%

🔑 Resultado-chave 3: Atingir 90% de satisfação na CSAT de implantação

Para o time de Pessoas (RH)

🎯 Objetivo: Tornar o turnover uma coisa rara

🔑 Resultado-chave 1: Atingir nota 75 na avaliação de experiência

🔑 Resultado-chave 2: Atingir nota 70 na avaliação do onboarding

🔑 Resultado-chave 3: Garantir 100% dos colaboradores recebam ao menos três feedbacks no trimestre.

🎯 Objetivo: Tornar os colaboradores em os maiores fãs da empresa.

🔑 Resultado-chave 1: Atingir 90% de taxa de participação em ações de engajamento 

🔑 Resultado-chave 2: Alcançar média 8 na pesquisa de clima;

🔑 Resultado-chave 3: Atingir média 80 no E-NPS.

🎯 Objetivo: Ter times de alta performance e apaixonados pela empresa

🔑 Resultado-chave 1: Atingir uma taxa de 80% nas ações promovidas pelo RH

🔑 Resultado-chave 2: Garantir a realização de 90% das agendas de reuniões 1:1

🔑 Resultado-chave 3: Atingir taxa de 100% de participação na jornada de desenvolvimento de lideranças

🎯 Objetivo: Ter pessoas apaixonadas pela empresa e uma cultura incrível

🔑 Resultado-chave 1: Garantir que 100% dos colaboradores participem de ao menos 1 ação de cultura no trimestre

🔑 Resultado-chave 2: Converter 10 neutros em promotores na pesquisa eNPS

🔑 Resultado-chave 3: Ter uma taxa de engajamento nas pesquisas internas de 80%

Exemplos de OKR para o time Comercial

🎯 Objetivo: Ter uma verdadeira máquina de vendas

🔑 Resultado-chave 1: Atingir uma taxa de conversão de 50%

🔑 Resultado-chave 2: Ter 200 reuniões aceitas no trimestre

🔑 Resultado-chave 3: Atingir novo MRR de R$ 80.000,00

🎯 Objetivo: Lotar o pipeline do CS!

🔑 Resultado-chave 1: Vender R$  40.000 de MRR

🔑 Resultado-chave 2: Converter 50 novos clientes

🔑 Resultado-chave 3: Vender R$ 15.000,00 em setup no trimestre

🎯 Objetivo: Ter os fechamentos mais completos e certeiros

🔑 Resultado-chave 1: Aumentar o número de usuários pagos de 400 para 750.

🔑 Resultado-chave 2: Aumentar a taxa de conversão de vendas de 6% para 15%.

🎯 Objetivo: Ter a melhor receita anual da história da empresa

🔑 Resultado-chave 1: Aumentar as renovações anuais de 75% para 90%.

🔑 Resultado-chave 2: Aumentar a conversão de leads em vendas de 20% para 40%.

Dicas importantes:

O objetivo é o nosso grande sonho:  Ele deve ser inspirador, qualitativo e orientado à ação. O objetivo indica para onde estamos indo, o que queremos conquistar.

O resultado chave não é tarefa:  deve ser quantitativo e mensurável. Ele valida se estamos na direção correta e ao final do ciclo, se atingimos o objetivo que estabelecemos.

E se você definiu os seus OKRs e tem dúvida se eles estão bons, você pode utilizar esse checklist bem básico para te ajudar .

Cris Carmo
Cris Carmo
Artigos: 27

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *