Planejamento estratégico: qual é o modelo mais aderente ao OKR?

É comum observarmos muitas dúvidas em relação ao planejamento estratégico quando uma empresa deseja utilizar ORK para desdobrar seus objetivos. São dúvidas em relação ao modelo, quem deve construir e participar desse momento, quando fazer e quem deve ter acesso às informações.

Não existe uma receita perfeita e que funcione para todas as empresas, porém adotamos algumas práticas que tem feito toda a diferença com nossos clientes.

 Se você ainda tem alguma dessas dúvidas,  vamos te ajudar. Montamos aqui nesse e-book quatro passos com os materiais que vão te auxiliar nesse processo.

1- Quem eu devo envolver no planejamento estratégico da empresa?

Uma das maiores dúvidas que temos respondido sobre esse tema é quem deve participar dessa construção. O ponto é que, ele não acontece sem o CEO, sócios da organização e o grupo executivo. Esse é o público que irá direcionar o negócio, definir as prioridades, com a clareza dos resultados que precisam ser atingidos em determinado período.

O planejamento pode ser mais colaborativo, envolvendo outros níveis de gestão como gerentes e coordenadores, por exemplo,   mas isso vai depender muito de cada organização, pois essa decisão considera o tamanho da empresa, modelo de gestão, a cultura organizacional, nível de maturidade e transparência que existe na empresa. 

Um ponto a favor de envolver toda a gestão nesse processo é a organização atinge um nível de clareza e alinhamento muito maior do que realmente precisa ser feito, dado que nesse caso, toda a liderança acompanhou a construção desde o início.

2 – Qual é o melhor modelo de planejamento?

O melhor modelo é aquele que permite comunicar a estratégia facilmente, que não deixará de ser revisado e que não vai se perder ao longo do período.Pesquisas mostram que menos de 30% dos funcionários sabem para onde a empresa está indo e como chegar lá. CEO Comunicator


Cerca de 40% dos líderes executivos dizem que sua responsabilidade e liderança corporativa não estão alinhadas com a execução da estratégia. Gartner

Os dados falam por si: o grande problema do planejamento é a falta de clareza e alinhamento. É muito comum durante o trabalho com os times, identificarmos que o que eles estão propondo não tem relação com a estratégia definida meses atrás.

O planejamento dos OKRs das equipes é normalmente feito trimestralmente e é importante a revisão da estratégia a cada ciclo trimestral de planejamento. Mas nem sempre isso acontece.

Outro ponto que identificamos é que nem sempre a liderança passa essa clareza para a equipe, e centralizado as informações, aumenta o risco de um planejamento lento e desalinhado ao que realmente importa para o negócio.

Portanto, quanto mais simples e mais clara a estratégia da empresa for para todos os colaboradores, melhor para o negócio.

3 – Preparação e treinamento do time

Algumas coisas aqui também farão toda a diferença: etapas e datas bem definidas, como será a rotina de monitoramento dos resultados e quem as pessoas devem procurar de tiverem dúvidas, principalmente se você não tem um OKR Coach, ou OKR líder na sua empresa.

Treinar os colaboradores é uma peça fundamental no quebra-cabeça do sucesso quando uma empresa adota a metodologia OKR para definir seus objetivos. 

O OKR é dinâmico, colaborativo, promove a clareza dos objetivos e o alinhamento de todos os membros da equipe em direção a metas comuns. No entanto, sem o devido treinamento, os colaboradores podem se sentir perdidos ou sobrecarregados, comprometendo a eficácia do processo.

4 – Centralização da construção dos OKRS

Independente da plataforma de gestão dos objetivos que você utiliza, o alinhamento é sempre a chave de sucesso, desde o processo de construção.

Um ambiente centralizado para essa construção dará mais velocidade, facilitará a comunicação e a visão de como está se dando o processo em toda a organização.

Agora que você já tem todos os passos, o que você está esperando para começar o seu planejamento? Nós preparamos um super kit para te ajudar a começar.

Clique no link para baixar:

Cris Carmo
Cris Carmo
Artigos: 27

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *