Você já ouviu falar de Simon Sinek e seu famoso conceito do “Círculo Dourado”? Se não, vamos falar um pouquinho dessa visão inspiradora que pode revolucionar a maneira como sua empresa planeja e executa estratégias. Simon Sinek, autor e palestrante, propõe que uma estratégia de qualquer organização deve começar pelo seu propósito. Em seu Círculo Dourado, Sinek nos desafia a responder a três perguntas fundamentais:
Por que – Qual é o propósito da sua empresa? Por que ela faz o que faz? O que te motiva a acordar todos os dias e, por que alguém deveria se importar? O que morreria com a empresa se ela deixasse de existir amanhã?
Como – Como você realiza seu trabalho? Quais são as ações e processos que definem sua estratégia?
O que – O que você oferece ao mercado? Ou qual a maneira diferenciada que você entrega o seu produto ou serviço?Quais são seus produtos ou serviços?
Muitas empresas inicialmente começam definindo o “O que” e o “Como”, pulando o “Por que“.
O autor relata que todas as empresas sabem explicar o que fazem, produtos ou serviços que ela oferecem. Muitas sabem dizer como fazem, mas poucas têm claro o “Por que”, qual a razão maior de fazer o que fazem. E argumenta que essa abordagem resulta frequentemente em estratégias fragmentadas e desconexas. A verdadeira inspiração, a verdadeira paixão e o verdadeiro comprometimento vêm quando todos na organização tem uma compreensão profunda do “Por que”.
Aqui estão algumas razões convincentes pelas quais sua empresa deve abraçar o propósito como o ponto de partida de sua estratégia:
Alinhamento e Clareza
Quando todos na organização entendem e acreditam no propósito central, é provável trabalharem juntos em harmonia. A clareza do “Por que” cria um senso de propósito compartilhado e direciona todos os esforços na mesma direção.
Engajamento dos Colaboradores
Os funcionários não estão simplesmente buscando empregos; eles buscam significado e impacto em seu trabalho. Quando o propósito é o ponto de partida da estratégia, os colaboradores se sentem mais conectados ao objetivo da empresa, o que aumenta o engajamento e a motivação.
Resiliência a Mudanças
Uma estratégia, com alicerce no propósito, oferece um norte durante tempos de mudança. Quando as coisas ficam difíceis, o propósito fornece estabilidade e orientação.
Atração de Talentos
Profissionais talentosos são atraídos por organizações com uma visão e um propósito inspirador. Uma estratégia baseada no propósito de ajudar a atrair e reter os melhores talentos. As novas gerações são ainda mais conectadas aos valores e propósito das organizações e não se mostram dispostas a engajar e contribuir naquilo que confronta com seus valores.
Então, antes de traçar seu próximo plano estratégico, faça a mesma pergunta fundamental: “Por que fazemos o que fazemos?” E lembre-se de que a estratégia mais eficaz começa com o propósito. À medida que você fortalece o entendimento e a comunicação do “Por que” em sua organização, você cria alinhamento, clareza e engajamento, elementos essenciais para o sucesso e o crescimento sustentável.