Promessas de final de ano: como transformá-las em realidade através do OKR!

Todos os anos, a tradição é a mesma: as pessoas fazem suas promessas de Ano Novo, com a esperança de transformar suas vidas para melhor. Mas, infelizmente, muitos acabam percebendo que suas metas ficaram pelo caminho. 

E por que isso acontece? Neste texto, vamos te ajudar a converter as razões por trás dessa dificuldade em uma abordagem inteligente e eficaz para alcançar seus objetivos pessoais: a metodologia OKR.

No final do ano apenas 8% das pessoas realmente alcançarão suas promessas de ano novo

A distância entre a intenção e a ação é uma barreira comum para aqueles que desejam cumprir suas promessas de Ano Novo. Muitas vezes, o que existe é apenas um desejo: as metas são vagas ou somos atropelados pela correria do dia a dia e acabamos sem prazos e ações definidas para esses objetivos que desejamos alcançar, o que dificulta manter o foco e a motivação ao longo do tempo. 

Para superar esse desafio, uma abordagem eficaz é utilizar o método OKR (Objectives and Key Results) para definir e alcançar objetivos pessoais. 

Esse sistema de gerenciamento de metas amplamente utilizado no mundo corporativo pode ser aplicado a metas pessoais, estabelecendo objetivos claros e definindo resultados-chave que ajudam a medir o progresso. Com o OKR, é possível transformar intenções em ações concretas e alcançar resultados satisfatórios.

Certo, como eu faço isso?

Para te ajudar a tirar as promessas da esfera dos desejos e torná-las reais, deixamos aqui para você um passo-a-passo:

  1. Estabelecendo Objetivos: Ao definir o objetivo com o método OKR, é importante que sejam significativos e inspiradores para você. O objetivo representa onde você quer chegar, o que você quer atingir.  Você pode querer buscar, por exemplo,  ter uma rotina mais saudável e focada na qualidade de vida. Aqui já temos um bom exemplo de objetivo.
  2. Resultados-chave: Os resultados-chave são os indicadores que mostram se você está progredindo em direção ao objetivo. Eles devem ser mensuráveis e específicos. No exemplo do objetivo ter uma rotina mais saudável e focada na qualidade de vida, um resultado-chave poderia ser reduzir a ingestão de açúcar para menos de 20 gramas por dia.
  3. Acompanhando o Progresso: Uma vez que os objetivos e resultados-chave estejam definidos, é importante acompanhar regularmente o progresso. Isso pode ser feito semanalmente ou mensalmente, verificando se os resultados-chave estão sendo alcançados e fazendo ajustes no plano de ação, se necessário.

Agora que você já sabe fazer isso, seguem alguns exemplos para você se inspirar.

Objetivo: Sair do sedentarismo e dar um UP na saúde e na qualidade de vida

KR1:  Reduzir o peso de 90 para 78 quilos

KR2: Reduzir a gordura corporal de 26% para 18%

KR3: Aumentar o índice de massa magra de 35% para 38%

Objetivo: Organizar a vida financeira para fazer a viagem dos sonhos

KR1:  Poupar 15% do salário

KR3: Reduzir despesas variáveis em 20% 

KR4: Reduzir as despesas parceladas no cartão em 30%

Objetivo: Usar o mesmo vestido do casamento e tornar a renovação de votos inesquecível.

KR1: Emagrecer 10 kilos

KR2: Reduzir a medida do quadril de 100 cm para 95 

KR3: Reduzir a medida da cintura 75 para 70

E aí? Você também ainda está só na promessa? Corre que ainda dá tempo de mudar isso e salvar o seu ano!

Cris Carmo
Cris Carmo
Artigos: 27

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *