Não é de hoje que a comunicação é um dos maiores problemas das empresas. Fazer a informações importantes circularem e chegarem a quem precisa, não tem sido tarefa fácil.
Imagine para uma pessoa que nunca esteve em um ambiente de Startup e chegou agora na organização. Ela iniciou agora na empresa e está passando pelo onboarding. Ainda terá o período de rampagem, será inserida no contexto do OKR do time até que esteja realmente pronta para voar sozinha.
E meio a jargões como esses e outros como MVP, SaaS, pivotar e MRR, a comunicação clara torna-se essencial. É nesse contexto que surge a importância de criar um simples, porém poderoso, glossário Startupês, um dicionário de termos startup.
Imagine uma linguagem comum, um código compartilhado que transforma a experiência de integração em algo fluido e estimulante. Esse é o propósito do nosso guia de termos de inicialização no ambiente de uma startup. Não se trata apenas de um glossário, mas de uma ferramenta valiosa para desbloquear o potencial de colaboração e inovação, através da compreensão clara do que está sendo dito e do que precisa ser feito.
Ao esclarecer os significados por trás de expressões como “tração”, “churn” e “escala”, construímos uma base sólida para uma comunicação transparente e eficiente. Novos membros da equipe podem se sentir mais confiantes, conectados e capacitados para contribuir desde o primeiro dia.
Além disso, um dicionário compartilhado promove o alinhamento estratégico. Quando todos na organização entendem os termos-chave da cultura e do dia a dia dos times, a visão e os objetivos da empresa tornam-se mais tangíveis e inspiradores. Isso não só impulsiona o alinhamento interno, mas também fortalece a identidade única da empresa.
Gostou da idéia? Então confere aqui o que já reparamos para você começar o seu “Dicionário Startupês”.
Ágil
Metodologia de desenvolvimento de software que enfatiza a entrega rápida e flexível.
API (Interface de Programação de Aplicações)
Conjunto de regras que permite a interação entre diferentes softwares.
Análise Quantitativa
Análise quantitativa, utilização de dados numéricos para tomar decisões.
Aquisição de Usuários
Estratégias para atrair novos usuários para um produto ou serviço.Este dicionário de tecnologia abrange uma ampla gama de termos usados em startups e empresas de negócios, mas é importante notar que a indústria está sempre evoluindo, e novos termos podem surgir à medida que novas tecnologias e práticas emergem.
ANALYTICS
Refere-se à habilidade de utilizar dados, análises e raciocínio sistemático para conduzir tomadas de decisões mais eficientes. Utilizar a inteligência analítica significa melhorar o desempenho em domínios fundamentais do negócio usando dados e análises. Uma startup obedece ao feedback de seus clientes na definição de novas estratégias
Big Data
Conjunto de dados extremamente grande e complexo que requer tecnologias avançadas para processamento e análise.
Blockchain
Tecnologia de registro distribuída que permite transações seguras e transparentes.
Bootstrapping
Iniciar e desenvolver uma empresa utilizando recursos próprios, sem depender de financiamento externo.
Burn Rate
Taxa de queima de caixa, diminuindo a rapidez com que uma empresa gasta seu capital.
BUSINESS PLAN
Um plano de negócios reúne informações sobre como o projeto é ou deverá ser. É utilizado para comunicar o conteúdo a investidores de risco, que podem decidir aplicar recursos no empreendimento se convencidos. Contém sumário executivo, descrição do negócio, estratégias de mercado, análise competitiva, operações e plano de gestão e fatores financeiros.
B2B
B2B é a sigla para Business to Business (negócios para negócios, em tradução livre), utilizada para definir negócios entre empresas. Uma empresa B2B não está interessada em vender para o consumidor final.
B2B2C
B2B2C é a sigla para Business to Business to Consumer (negócios para empresas para consumidores, em tradução livre), utilizada quando uma empresa faz negócios com outra visando uma venda para o cliente final.
B2C
B2C é a sigla para Business to Consumer (negócios para consumidores, em tradução livre), utilizada para definir negócios entre uma empresa e um consumidor final.
Crowdfunding
Método de financiamento coletivo onde investidores investem com pequenas quantias para apoiar um projeto ou startup.
CTO Chief Technology Officer
Executivo responsável pela estratégia tecnológica da empresa.
CTA
CTA é a Call-to-Action, ou chamada à ação, um convite para os visitantes de uma página tomarem o próximo passo depois de interagir com algum conteúdo. O CTA deve ser a última coisa que a pessoa vê antes de tomar a ação.Por isso, ele precisa ser irresistível ao convencer a pessoa de que a oferta em questão vale a pena.
CAC
Custo de Aquisição Por Cliente é um cálculo feito para mostrar quanto a empresa gasta para conseguir seus clientes. Esse indicador é determinante para qualquer estratégia de marketing, pois ajuda a limitar o orçamento das campanhas e impedir que se gaste mais do que o negócio futuramente vai ganhar.
Ciência de Dados
Campo que utiliza métodos científicos para extrair insights e conhecimentos de conjuntos de dados.
Código Aberto
Software cujo código-fonte é disponibilizado publicamente.
CTR
É a abreviação para Click Through Rate (Taxa de Cliques). Essa métrica é geralmente associada a anúncios veiculados no ambiente digital. Ela é calculada dividindo o número de cliques pelo número de visualizações (ou impressões). Apesar disso, também pode ser utilizada para avaliar a performance de posts em redes sociais, analisar landing pages ou títulos de mensagens de e-mail. Basicamente, sua principal função é fazer um comparativo entre os desempenhos de dois elementos distintos e determinar as técnicas que apresentam melhores resultados.
Churn MRR
O churn nada mais é do que a rotatividade de clientes. Logo, é um valor de extrema importância para o cálculo do seu MRR. Afinal, quando alguém cancela a assinatura, o pagamento da mensalidade é interrompido. Consequentemente, você receberá menos dinheiro ao final do mês de modo recorrente.
C2C
C2C é a sigla para Consumer to Consumer (de consumidor para consumidor, em tradução livre). Ele é intermediado normalmente por uma empresa, como por exemplo os sites de leilão como o OLX ou Mercado Livre. Você faz seu negócio diretamente com outro consumidor.
Disruptivo
Um produto ou serviço que cria uma mudança significativa em um mercado estabelecido.
DevOps
Prática que integra o desenvolvimento de software com as operações para melhorar a colaboração e a eficiência.
Estratégia de Saída
Plano estratégico para que os investidores obtenham retorno, geralmente por meio de uma venda da empresa ou oferta pública inicial (IPO).
Elevator Pitch
Apresentação curta e persuasiva sobre uma empresa, produto ou serviço.
EBITDA
EBITDA é a sigla de “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization” (ou Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, em tradução livre). Trata-se de um indicador financeiro que representa quanto uma empresa gera de receita e recursos, sem contar juros, impostos, depreciação, amortização e outros efeitos financeiros.
E-COMMERCE
O e-commerce é um modelo de comércio que utiliza como base plataformas eletrônicas, como computadores e dispositivos móveis. É a compra através da internet.
EDTECH
O termo “EdTech” surge da combinação das palavras “education” e “technology” (educação e tecnologia, respectivamente). Esse nome, por si só, resume bem a ideia: EdTech é toda empresa que oferece serviços de educação que se diferenciam pelas facilidades proporcionadas pela tecnologia.
ELEVATOR PITCH
Se você encontrasse um investidor no elevador, o que você diria para convencê-lo a investir em seu negócio? Esse é o elevator pitch, um pitch reduzido que só explica sua proposta de valor e como a sua empresa pretende ganhar dinheiro.
EXIT
Exit, ou saída, é a venda estratégica de uma determinada empresa por meio de uma abertura de capital.
Escalabilidade
Capacidade de um sistema, processo ou empresa de lidar com um aumento significativo na carga ou tamanho.
Freemium
Modelo de negócios que oferece uma versão básica gratuita de um produto ou serviço, com opções pagas para recursos adicionais.
Fundador:
Fundador, pessoa que estabelece uma empresa.
Financiamento
Financiamento, dinheiro investido na empresa por meio de investidores ou empréstimos.
Gamificação
Uso de elementos de jogos para incentivo ao envolvimento do usuário.
Growth Hacking
Estratégias criativas e orientadas a dados para acelerar o crescimento da empresa.
Go-to-Market (GTM)
Estratégia para levar um produto ao mercado.
Garantia de Qualidade (QA)
Garantia de qualidade, processo para garantir que um produto ou serviço atenda aos padrões estabelecidos.
Hackathon
Evento onde programadores se reúnem para colaborar intensivamente em projetos.
HTML (Hypertext Markup Language)
Linguagem de marcação usada para criar páginas web.
HR (Recursos Humanos)
Recursos Humanos, departamento responsável pela gestão de pessoas na empresa.
Incubadora
Espaço ou organização que fornece suporte, recursos e orientação para startups em estágio inicial.
IPO (Oferta Pública Inicial)
Oferta pública inicial, processo pelo qual uma empresa se torna listada na bolsa de valores.
INBOUND MARKETING
Inbound Marketing é qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas em vez de afundá-las com banners e anúncios sem sentido que são vistos diariamente por quem navega na internet.
Internet das Coisas
A Internet das Coisas consiste na conexão de vários objetos eletrônicos à web. Em poucas palavras, é exatamente o que seu título sugere: uma internet que conecte todas as coisas, como televisores, eletrodomésticos, veículos, semáforos e muito mais. Para o marketing, a Internet das Coisas é uma forma de obter mais informações sobre o consumidor para campanhas e análise de ações, além de prover novas formas de conexão com ele.
Investidor Anjo
Investidor pessoa física que fornece capital inicial para startups em troca de participação acionária.
Inbound Sales
É é o tipo de venda realizada com leads gerados, nutridos e convertidos com estratégias de Inbound Marketing, como blog, e-mail marketing, e-books, planilhas, entre outros materiais ricos.
Inside Sales
Estrutura de vendas com equipe interna, que utiliza e-mail, telefone e videoconferência como formas de comunicação com potenciais clientes (ao invés de encontrá-los pessoalmente), criando uma operação de vendas enxuta e de custo reduzido.
JavaScript
Linguagem de programação utilizada para desenvolvimento web.
Joint Venture
Parceria entre duas ou mais empresas para realizar um projeto específico.
JOB TO BE DONE
Job to be done é a visão do cliente sobre o valor de seu negócio. O que ele acha do seu produto e a solução que ele traz.
KPI (Key Performance Indicator)
Indicador-chave de desempenho, métrica utilizada para avaliar o sucesso de uma empresa ou projeto.
Knowledge Base
Base de conhecimento, repositório de informações úteis para uma equipe ou organização.
Kanban
É um conjunto de princípios e práticas que tem o objetivo de proporcionar uma evolução na forma que sua equipe (ou empresa) entrega valor nos serviços prestados. No Kanban, eliminamos os desperdícios e melhoramos a entrega contínua de valor através de um sistema puxado
LTV (Lifetime Value)
Valor vitalício do cliente, estimativa do valor total que um cliente traz para a empresa ao longo do tempo. Esta é uma métrica comum para negócios com faturamento recorrente.
Lean Startup
Metodologia que se concentra em maximizar a eficiência, eliminando desperdícios e iterando rapidamente com base no feedback do cliente.
Lead
É todo cliente em potencial do seu negócio. Para que realmente sejam convertidos em clientes, os leads precisam ser nutridos através de conteúdo de qualidade.Como eles têm processos de decisão diferentes, usamos o funil para determinar que tipo de conteúdo se encaixa melhor com o interesse de cada lead.
Links patrocinados
Os maiores sites de busca têm áreas no topo reservadas para anúncios, que são feitos na forma de links, assim como os demais resultados das páginas. Esses anúncios são chamados de links patrocinados, pois não chegaram no topo de maneira orgânica — pela análise do próprio motor de busca — , mas de forma paga.
Levantada de Mão
É o momento em que o lead pede ou demonstra interesse por um contato do time comercial. A levantada de mão pode ser feita por meio de campanhas de incentivo ou de forma orgânica, geralmente pelo site.
Lost
É o contrário de lead ganho. Neste caso, não foram cumpridos os gatilhos de passagem e o lead é removido do pipeline ou fluxo de prospecção do vendedor.
Market Fit
Grau em que um produto atende às necessidades do mercado.
Mentoria
Orientação e aconselhamento de uma pessoa mais experiente para um empreendedor ou profissional em início de carreira.
MVP (Produto Mínimo Viável)
Conceitualmente, fazer um MVP (Minimum Viable Product) é construir a versão mais simples e enxuta de um produto (ou parte dele), empregando o mínimo de recursos (tempo e dinheiro) possíveis para entregar a principal proposta de valor da ideia.
Métricas de vaidade
Podemos entender métricas de vaidade como qualquer métrica que não vai te ajudar a tomar uma decisão sobre a sua estratégia de marketing digital. Como o objetivo principal das métricas é medir os resultados de uma estratégia, as métricas de vaidade são aquelas que não estão conectadas diretamente com o principal objetivo da sua campanha.
MRR
O MRR é o cálculo de quanto a empresa receberá mensalmente pelas assinaturas de uso dos seus produtos ou serviços. É mediante essa métrica que os líderes empresariais conseguem prever o ganho mensal e, consequentemente, planejar investimentos futuros.
Marketing Qualified Lead (MQL)
É o lead que foi qualificado pelo time de marketing, ou seja, ele atende a algumas características para se tornar cliente e tem interesse de compra. Elas podem, por exemplo, ter a dor e o fit de negócio.
Networking
Construção e manutenção de contatos profissionais para oportunidades de negócios.
NDA (Acordo de Não Divulgação)
Acordo de não divulgação, documento legal que protege informações provisórias.
No-Code/Low-Code
Desenvolvimento de software com pouco ou nenhum código para facilitar a criação de aplicativos.
NPS
“De 0 a 10, o quanto você indicaria a empresa X para seus amigos?” Essa pergunta é a base do NPS, ou Net Promoter Score, uma metodologia que mede o o grau de satisfação dos clientes com um negócio. Entender essa metodologia pode ajudar a melhorar diversos processos internos que se refletem nos lucros, como atendimento e qualidade do produto.
NMRR
New MRR é o valor de receita recorrente mensal proveniente dos novos clientes fechados em um mês.
Outsourcing
Contratação de serviços externos para realizar tarefas específicas.
OKR
OKR: OKR é a sigla para Objectives and Key Results. É uma metodologia de gestão por objetivos e resultados chave, que nasceu na Intel, crida por Andy Grove e hoje é utilizado por muitas empresas, incluindo gigantes como, Apple, Netflix, Amazon e Linkedin.
A abordagem adotada consiste em criar um conjunto de metas ambiciosas Resultados chave (KR), levando em consideração os seguintes aspectos: os objetivos devem ser inspiradores, qualitativos e significativos. Eles representam nossa visão de futuro, nos guiam para frente e não nos limitam, razão pela qual não são acompanhados por números. Eles nos dizem onde queremos chegar e o que desejamos alcançar.
Por outro lado, os KRs são usados para avaliar se estamos progredindo em direção aos objetivos estabelecidos. Eles funcionam como metas, são quantitativos e mensuráveis.
Protótipo
Protótipo, versão inicial de um produto ou sistema.Playbook: é o manual de vendas da empresa e o primeiro material obrigatório para o vendedor. O playbook contém tudo o que é preciso para treinar e capacitar novos vendedores, como o processo de vendas, as boas práticas de cada etapa, os acordos entre Marketing e Vendas, etc.
Pré-venda
Segmento do time comercial que foca na prospecção e qualificação de leads a fim de otimizar e acelerar o funil de vendas. Os profissionais que atuam em pré-venda são os SDRs.
Prospecção
Atividade de encontrar novos leads e/ou realizar o primeiro contato comercial com eles. A prospecção pode ser ativa ou passiva, e geralmente em Inside Sales é feita por telefone, e-mail ou social.
Prospect
Pessoas ou empresas que podem se transformar em clientes mediante um relacionamento e aproximação comercial. Prospect é a evolução do lead e, geralmente, o terceiro estágio no funil de marketing e vendas (visitante > lead > prospect).
Pivotar
Mudar a estratégia ou foco do negócio em resposta a feedbacks ou mudanças no mercado.
Rapport
Em vendas, o rapport significa construir uma relação de confiança com o prospect a fim de poder realizar uma venda consultiva. É também a capacidade de conseguir despertar uma boa impressão rápida e construir relacionamentos.
Rep ou Sales Rep
Sales Representative, ou apenas Rep, é o termo utilizado para designar o vendedor em um processo de vendas. Quando esse processo é especializado, o Sales Rep não faz a prospecção, que é tarefa do SDR. Assim, o seu foco está em fechar as vendas. Nesse caso, também pode ser chamado de Closer.
ROI (Return on Investment)
Retorno sobre o investimento, medida de eficácia de um investimento.
Ramp-up
Em vendas, é o tempo que leva para poder considerar que um vendedor já está pronto para vender consistentemente e que começará a trazer resultado esperado em vendas (bater metas).
ROI (Return On Investment)
É o retorno sobre investimento, ou seja, a forma de saber se o dinheiro que se gasta com marketing está se revertendo em lucros ou não. Esse cálculo é crucial para garantir que apenas ações lucrativas sejam usadas, e que a empresa não perca tempo e recursos com táticas que não funcionam.
Rapport
Em vendas, o rapport significa construir uma relação de confiança com o prospect a fim de poder realizar uma venda consultiva. É também a capacidade de conseguir despertar uma boa impressão rápida e construir relacionamentos.
Runway
Período de tempo que uma startup pode operar antes de ficar sem dinheiro.
Rep ou Sales Rep
Sales Representative, ou apenas Rep, é o termo utilizado para designar o vendedor em um processo de vendas. Quando esse processo é especializado, o Sales Rep não faz a prospecção, que é tarefa do SDR. Assim, o seu foco está em fechar as vendas. Nesse caso, também pode ser chamado de Closer.
Ramp-up
Em vendas, é o tempo que leva para poder considerar que um vendedor já está pronto para vender consistentemente e que começará a trazer resultado esperado em vendas (bater metas).
SaaS (Software as a Service)
Modelo de entrega de software em que os usuários acessam aplicativos por meio da internet.
Scale-up
Fase de crescimento acelerado de uma empresa, após a validação do modelo de negócios.
SEO (Search Engine Optimization)
Otimização para motores de busca, práticas para melhorar a visibilidade online. Basicamente, é uma série de técnicas que ajudam no posicionamento das páginas de um site em portais de pesquisa, como o Google. Quanto melhor o seu SEO, mais pessoas visitarão suas páginas através desse tipo de site.
SLA
SLA, ou Service Level Agreement — Acordo de nível de serviço — é um documento que define as responsabilidades do time de vendas e do time de marketing quando usam o Smarketing. Sem esse acordo, seria fácil confundir quem deve realizar cada tarefa, resultando em problemas de comunicação e desempenho. Por isso, o SLA garante que estejam todos de acordo desde o início.
Scrum
Estrutura de gestão de projetos ágil que enfatiza a colaboração, flexibilidade e entregas frequentes.
Tech Stack
Conjunto de tecnologias utilizadas no desenvolvimento de software.
Token
Unidade de valor em uma blockchain.
UX (User Experience)
Experiência do usuário, design centrado no usuário para produtos e serviços.
Unicórnio
Startup avaliada em mais de 1 bilhão de dólares.
Venture Capital (VC)
Capital de investimento fornecido por empresas especializadas para apoiar startups e empresas em crescimento.
Realidade Virtual (VR)
Realidade virtual, ambiente simulado por computador.
Wireframe
Esboço visual que representa a estrutura básica de uma página ou aplicativo.
White Paper
Documento técnico que fornece informações fornecidas sobre um tópico específico.
XaaS (Anything as a Service)
Modelo que oferece qualquer coisa como serviço, como SaaS, IaaS, PaaS, etc.
Zero Day
Vulnerabilidade de segurança que ainda não foi corrigida ou identificada.