“Nós cuidamos das pessoas, dos produtos e dos lucros – nesta ordem.” Esta frase de Ben Horowitz traduz uma verdade essencial que norteia as melhores práticas de gestão de hoje: o verdadeiro sucesso corporativo é construído a partir do cuidado com as pessoas. Quando tomei a decisão de voltar a empreender, criei a Exceed com o propósito de transformar relações e resultados nas organizações. Guiada pela experiência em planejamento estratégico e gestão de resultados, a cada projeto entregue, a cada trabalho realizado, percebo que uma coisa é certa: sem pessoas e sem gestão de pessoas, não existe resultado.
Os maiores nomes da gestão e liderança nos lembram que empresas são feitas de pessoas e para pessoas. Simon Sinek diz: “100% dos seus clientes são pessoas. 100% dos seus colaboradores são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.” E ele complementa: “Líderes não cuidam de resultados. Líderes cuidam de pessoas. E pessoas geram resultados.” Já Andy Grove é claro ao afirmar que “ignorar o desenvolvimento das equipes é abraçar a ignorância”. Jack Welch reforça que o desenvolvimento de líderes nunca é concluído; é uma jornada constante.
O que significa cuidar das pessoas?
Cuidar das pessoas vai muito além de oferecer escritórios com happy hours e puffs coloridos. Uma gestão humanizada precisa de ações genuínas e de um compromisso contínuo com o desenvolvimento. Assim, como preparar líderes que criem ciclos de resultados sustentáveis e engajem suas equipes? Três pilares são essenciais:
1. Cultura de Feedback e Desenvolvimento Contínuo
O crescimento deve ser intencional. Feedbacks frequentes e construtivos, em conversas 1:1, são essenciais para o alinhamento entre objetivos organizacionais e desenvolvimento pessoal. Esse modelo não só facilita as avaliações de desempenho, mas também minimiza problemas e ruídos que, sem uma gestão contínua, acabam se acumulando e transformam as avaliações em processos complicados, cheios de critérios pouco práticos.
2. Metas Claras e Estratégia Alinhada
Líderes devem entender a estratégia da empresa e traduzir suas metas de forma prática para cada time. Ferramentas como OKRs (Objectives and Key Results) são poderosos meios para integrar a estratégia organizacional ao cotidiano das equipes, alinhando todos em torno de objetivos comuns.
3. Comunicação e Desenvolvimento da Liderança
Um ambiente de desenvolvimento contínuo depende de uma comunicação aberta e segura, onde as pessoas se sintam à vontade para compartilhar ideias e aprender. Investir na capacitação de líderes, para que saibam ouvir e inspirar suas equipes, é essencial para que o aprendizado e a inovação se tornem parte do dia a dia.
Ao construir uma base sólida de cultura e liderança, as organizações que cuidam genuinamente das pessoas prosperam com resultados sustentáveis. Afinal, cuidar das pessoas é, em última análise, cuidar dos resultados.